quinta-feira, maio 01, 2008

1o de Maio - cumprir o dever civico

Pela 1a vez hoje votei em eleicoes fora de Portugal. Na que e' a mais antiga democracia do mundo, votou-se hoje para varias coisas, sendo a mais importante o Mayor de Londres (o Presidente da Camara ca do sitio) e a London Assembly (ora nem mais, a Assembleia Municipal). As equivalencias sao um pouco livres porque numa cidade com o tamanho de Londres a organizacao e' um pouco mais complexa... mas serve por agora.

O processo:

1. Registo eleitoral

Regularmente, cada Council (voltando as equivalencias, a freguesia) envia uma carta p. todas as residencias com informacao relativa aos residentes registados como eleitores. Se a informacao estiver correcta, nao e preciso fazer nada, caso contrario e' so mandar um formulario com a informacao actualizada e ja esta.

2. O cartao de eleitor

Umas semanas antes das eleicoes. o Council envia um documento 'Voting card' de acordo com os dados que possui. Este cartao NAO e necessario para votar, mas facilita o trabalho dos membros das meses de voto.

3. Informacao sobre os candidatos e metodos de voto

Os servicos da camara enviam a todos os eleitores um livrinho com instrucoes como votar e com material de campanha (2 pag A5) fornecido por cada candidato. Alem disso, ha um website com toda a informacao.

Este ano, tinhamos 3 boletins:













Quanto a eleicao do Mayor, este ano podiamos escolher 2 hipoteses. Caso nenhum candidato tenha mais de 50% dos votos das 1as hipoteses, ha uma '2a volta virtual'. Todos os boletins em que a 2a opcao corresponda a um dos 2 candidatos mais votados sao agora tb contabilizados e o vencedor e' o candidato que na combinacao das 1as e 2as hipoteses tenha mais votos. E esta, hein?...

4. As mesas de voto

Aqui, as diferencas sao minimas: escolas, juntas, ginasios e coisas q tal.









5. A votacao

E' facil: e' so chegar junto a mesa de voto, dizer o nome e morada e entregam os boletins de voto. Sim, confiam na palavra de cada eleitor e NAO e' preciso qualquer identificacao.

Agora e so' ir para a cabine e votar...

EXACTAMENTE - A LAPIS!!!!





Quanto ao 'voting card', ja nao e' preciso; por isso os membros da assembleia de voto rasgam-nos e deitam fora. Nas proximas eleicoes ha' mais.

Agora, e' so' msm esperar pelos resultados.


A impressao, a opiniao, os comentarios

Incrivel... tanta confianca, tanta boa-fe... e tao pouca brucracia, tao pouca confusao...

Esta questao das 2 hipoteses agrada-me... acaba-se o sentido de voto (in)util. Eu posso exprimir a minha opiniao, sem fazer raciocinios retorcidos em relacao a quais os candidatos que podem ganhar e que nao quero que ganhem. A minha opiniao e' expressa na 1a opcao. O equivalente ao voto util vem depois: entre os 2 candidatos mais votados (que, a priori, se tem uma boa ideia quem serao), qual o que merece o seu apoio? No fundo, e' como se houvesse 2a volta, sem necessidade de campanhas, novas datas, nova votacao e os custos a isso associados. Mais uma vez, a velha ilha a dar licoes e inovar... Voto nisso!!!

1 comentário:

AxiomShell disse...

Boto nessa.