terça-feira, janeiro 01, 2008

Periodontite ou como passar umas férias de Natal alternativas









Doença periodontal (ou Periodontite) é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação cemento,ligamento periodontal e osso) dos dentes, caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela acção bacteriana, acúmulação de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam á mobilidade dentária.

Para se evitar a doença deve-se manter sempre bem limpos e higienizados os dentes e a região onde ela se instala, e se consultar com um dentista regularmente.

Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerado em paciente diabéticos, imunossuprimidos e fumadores*. Existem vários índices através dos quais é possível avaliar o grau de doença periodontal. A periodontite pode classificar-se como periodontite agressiva localizada ou generalizada, crónica leve, moderada ou avançada que também pode ser localizada ou generalizada e periodontite necrosante aguda.

Tratamento

O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem sub-gengival da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, e, às vezes, antibioticoterapias.

from Wikipedia (PT)



Esta é apenas uma breve descrição, para mais informação, com todos os detalhes gore da operação a que voluntariamente me submeti, vão à página do Wikipedia em inglês - mas aviso que contém imagens e descrições eventualmente chocantes para as mentes mais sensíveis a estas maleitas dentárias...


* a lista de consequências nunca mais acaba, não é?...

Sem comentários: