terça-feira, março 27, 2007

Indiana Jones e...?


Fala-se, confirma-se, desconfirma-se, ha boatos, rumores, noticias duvidosas - andamos nisto ha mais de uma decada em relacao a hipotese dum 4o filme do Indiana Jones. Depois de argumentistas mortos, outros despedidos, o produtor muito ocupado, o realizador em busca de mais umas estatuetas para o armario la de casa, o actor a ficar velhote (mas o charme, ai o charme!!!), parece que finalmente e desta! De acordo com o
site oficial, as filmagens comecam em Junho deste ano, a estreia sera em Maio de 2008. Estando confirmada a existencia do filme, a participacao de Harrison Ford, adivinhando-se a participacao de Sir Sean Connery, falta saber o mais importante: o tema da historia! Pois, mas isso e um dos segredos mais bem guardados do momento... Mas eu arrisco aqui 2 hipoteses:

1. Voltando a tradicao Jonesiana no seu melhor e a sua constante luta com nazis, a busca centra-se desta vez na descoberta da Menorah, o 'castical' sagrado da regiao judaica. Levado para Roma pelo Imperador Tito apos a sua vitoria em Jerusalem, a menorah original desapareceu... ha relatos que possa ter sido levada para Constantinopla, de onde pode ter sido roubada, ou que esta escondida algures, protegida por uma linhagem de escolhidos ate que o momento de reaparecer seja correcto. Uma reliquia preciosa para os judeus, uma arma fantastica para os nazis - que melhor historia para uma nova serie de aventuras do arqueologo mais famoso dos ecrans?


2. Bom, so mesmo a 2a hipotese podia competir! Atlantis, uma das mais antigas lendas e entusiasmantes buscas da historia da humanidade, desde a sua referencia nos textos de Platao. Quantos ja a procuraram? Mais uma vez, perfeitamente dentro das buscas 'arqueologicas' nazis - e portanto um excelente candidato a ponto central duma nova aventura jonesiana. Sera nos Acores? No Mar Negro? Sera Santorini, a ilha vulvaninca grega, o remanescente dessa gloriosa civilizacao?... Isto da pano para mangas, da... e optimas possibilidades para mais umas 2h de entretenimento com o homem do chicote!

Vamos a apostas?...

quinta-feira, março 22, 2007

De quem e a Australia? E NOSSA!!!

Segundo reza a versao oficial da historia, foi um tal de Willem Janszoon, navegador holandes, o primeiro europeu a chegar ao continente australiano, em 1606. Para a maioria das pessoas a quem a pergunta nao faz cocar a cabeca e ir a correr a Wikipedia verificar, o nome do ingles James Cook podera vir imediatamente a memoria.

No entanto, ha outras teorias e outras versoes... Segundo as mais recentes investigacoes do jornalista Peter Trickett, devidamente justificadas e explicadas no seu recente livro "Beyond Capricorn", foram... OS PORTUGUESES!!! Mais especificamente, um tal de Cristóvão de Mendonça e a sua comitiva, em 1522!!! Pois, mais de 200 anos antes a celebrada chegada de James Cook ao que ele chamou de Botany Bay. Aparentemente, a teoria de que seria Cristóvão de Mendonça o primeiro europeu a chegar ao continente australiano tem alguns adeptos, baseados em alguns documentos e descobertas, nomeadamente os mapas de Dieppe, uns canhoes e umas ruinas - para mais informacao, vao a Theory of Portuguese discovery of Australia. Pelos vistos, se nao fosse o terramoto de 1755, as provas de que a Australia e nossa, estariam ai num qualquer museu... Para saber mais sobre as teorias de Peter Trickett, leiam o livro ou entao espreitem os artigos na imprensa australiana.

E esta, hein?...

Foto in Publico Edicao Online, via Reuters